Antarctica
 
 
Eu aproveitei esta viagem totalmente, obrigado!
ESA

Preparando-se para a sua viagem polar
 
Bagagem permitida e recomendações
Para evitar o pagamento por excesso de bagagem nos vôos internacionais e domésticos, consulte nosso departamento de reservas sobre as restrições de bagagens. Em geral, você pode levar duas malas de tamanho normal por pessoa e uma bolsa de mão. 
 
Recomendamos ainda:
  • Que sua bagagem seja firme, segura e que esteja visivelmente etiquetada (incluindo o número da sua cabine).
  • Que você tenha a seu alcance seu passaporte e outros documentos importantes, receitas e outros suprimentos indispensáveis em sua bagagem de mão. O staff do navio transportará a bagagem para sua cabine no dia da embarcação, pois você pode não vê-la algum tempo depois de sua chegada.
  • Que você confira para que o código de aeroporto em seu bilhete esteja correto.
  • Que você exija e confira sempre que possível que sua bagagem seja encaminhada para seu vôo, quando voar sozinho. Isto pode não ser tão conveniente - porém diminuirá o risco de sua bagagem extraviar-se.

Clima
As regiões polares são frias até mesmo no verão - Mas provavelmente não tão fria quando você possa imaginar. Em termos gerais, prepare-se para temperaturas baixas como -15oC a -9oC, e no máximo 4oC. 
As temperaturas no verão da Antártica ficam numa média de 4oC a mais do que no Ártico. Podemos ter dias ensolarados, tranqüilos dias quentes. Mas também os dias podem estar frios, com vento e úmidos. A mudança de temperatura é uma característica da todas as nossas expedições. Esteja preparado para isso.

Roupas e equipamentos
Apesar das temperaturas de verão poderem ser surpreendentemente branda, você deve esperar vento, nuvens e chuva. Para seu conforto e segurança, evite ficar úmido (seja por transpiração, chuva, botas inadequadas ou respingos do mar). Traga impermeáveis a água e vento.

Cuidado com as roupas apertadas, que não deixam espaço para o ar, que é um excelente isolante térmico. Lã, seda e algumas novas fibras sintéticas como a lã polar esquenta mais que o algodão.

Para estar totalmente preparado para a temperatura polar, por favor, examine as sugestões de um artigo do New York Times chamado "Mantendo-se aquecido e seco no inverno" escrito por Jane E. Brody.
"Os Humanos desenvolveram-se como animais semi-tropicais. Nós ficamos confortáveis sem roupa em ar calmo e seco, com a temperatura 29oC. Portanto no inverno precisamos tomar alguns cuidados para prevenir a exposição excessiva ao frio e uma ajuda extra para conservar o corpo em sua própria temperatura.
Aqueles que reclamam "não é o frio, é o vento", estão certos. O vento remove a camada de ar que seu corpo esquentou para manter-se quente. Um simples quatro m.p.h. vento pode carregar oito vezes mais o calor do corpo do que o ar parado. O então chamado fator da friagem mede o aumento do poder de esfriamento do ar em movimento, seja o vento que esteja soprando, ou você que esteja se movendo rapidamente e, em efeito, criando um vento contra si próprio.
Estar molhado também aumenta a perda de calor do corpo. O ar é um pobre condutor de calor pobre, mas a água é um excelente. Se sua pele ou roupas ficarem molhados, seu corpo perderá agua muito mais rápido. Até com 10oC você pode sofrer efeitos de doenças do frio, se estiver molhado."

As dicas a seguir devem ajudá-lo a ficar confortável e saudavelmente quente em temperaturas mais frias.

  • Evite vestir muitas roupas para reduzir a transpiração;
  • Use repelente de água em camadas externas de roupa que o manterá seco do lado de fora e continua "respirando o suficiente para a umidade do seu corpo poder escapar;
  • Se o resto do seu corpo está coberto, 90% do calor que você perde pode vir de sua cabeça, então certifique-se de usar um chapéu;
  • Vista-se confortavelmente, perca camadas de roupa. Para qualquer um fora no frio, é muito melhor usar camadas relativamente leves, perdendo roupa, do que um item denso e pesado. Entre cada camada há uma camada de ar preso que, quando aquecido por seu corpo, atua como um isolador excelente. Mantém do superaquecimento;
  • A lã e a seda são superiores ao cotton por poderem prender o ar quente. Tecidos sintéticos que voltam a forma depois de comprimidos também são bons. Quando úmido ou molhado, o poliéster é melhor isolador do que um cotton mais grosso. A là polar também é recomendada.

O que colocar nas malas?
Quando arrumar as malas, não leve muito peso com muitas roupas ou equipamentos. Selecione roupas práticas e informais para a sua viagem, que pode ser usada em camadas, incluindo:

Parka
Em algumas partidas, a Terra Mater Expedições providencia uma parka, que é distribuída a bordo do navio. Sendo assim, um formulário de medidas da parka estará incluída nesse material. De outra maneira, você deve procurar por um escudo leve, espaçoso, resistente ao vento, com algum isolamento. Cores brilhantes são mais visíveis- e mais seguras- no meio ambiente polar. Por isso os viajantes polares tradicionalmente usam vermelho.

Calças quentes
Calças de esqui servem, se você tiver; De outra forma, leve calças firmes que possa ser uma camada entre suas longas roupas íntimas e calças de chuva. Jeans ou veludos cotele são bons para excursões e para uso a bordo do navio.

Calças a prova de água
As "calças de chuva" á prova de água revestidas com nylon são essenciais para seu conforto. Use-os por cima da sua roupa regular para mantê-lo aquecido e seco. Ainda melhor é o equipamento feito goretex e tecidos parecidos que são à prova de água e "respiram". Esse material mantém a água e o vento fora, sem prender muito calor. Entretanto, além de excelentes, esses tecidos são muito caros e podem ser danificados com a longa permanência em água salgada. Enxágüe o Goretex depois de exposto na água salgada.
Você pode achar equipamento para chuva em lojas de esportes que têm roupas para marinheiros e pescadores.

Roupas íntimas longas
Roupas íntimas de seda ou polipropileno é altamente recomendado desde que o mantenha quente sem adicionar volume. Muitas pessoas preferem uma versão leve, mas isso depende do seu termostato pessoal.

Suéteres
Suéteres de lã ou lã polar de peso médio são recomendados.

Gola olímpica
Leve várias práticas golas olímpicas para usar como camada e use-a no navio.

Luvas
Manter suas mãos quentes e secas é um desafio - e importante. Luvas finas de polipropileno podem ser usadas por baixo de luvas maiores. Assim você pode tirar as luvas maiores para operar sua câmera e ainda estar protegido do frio. É uma boa idéia levar um par extra de luvas grandes de lã se o outro par molhar ou for perdido.

Gorro de lã
Um gorro para aquecer suas orelhas - e um cachecol.

Botas de borracha
Um par de botas de borracha, liso e completamente a prova de água, na altura da batata da perna, ou mais alta (12-16"de altura) com sola rígida e antiderrapante é essencial para os desembarques. Você poderá precisar sair do zodiac para pisar em água gelada com aproximadamente 10"de altura, em alguns desembarques. Também espere pisar no gelo e costa".
Não leve botas pesadas, que dificultam a caminhada. Botas com solas com formas de waffle, como bota de caminhada, ou tênis de corrida tendem a ser melhores.

Outros itens úteis

  • Uma mochila rígida, leve e a prova de água para carregar seu equipamento para a costa.
  • Óculos escuros com filtro U.V.
  • Loção protetora para os lábios, mãos e rosto. A luminosidade refletida pela água, neve e gelo pode ser intensa.
  • Roupa de banho para os hotéis, a bordo de alguns barcos e (talvez) para um mergulho polar.
  • Câmera fotográfica, e leve duas vezes mais filmes que você acha que precisa.
  • Um par extra de óculos, para quem os usa. Quem usa lentes de contatos deve levar óculos também, já que sal e vento podem irritar os olhos.
  • Remédios receitados e outros remédios, como para maresia. Esteja preparado para águas agitadas. Traga uma carta assinada pelo seu médico descrevendo os problemas de saúde e dosagens das medicações, para fornecer as informações para as autoridades médicas em caso de uma emergência.
  • Binóculos para ver as baleias e pássaros do convés.
  • Bolsa de plástico (Zip) para proteger a câmera, o filme, etc.
  • Sabão (se você pretende lavar a mão).
  • Camisetas ou outras roupas casuais quentes, para usar a bordo. Roupas para a passagem nas cidades.

Esta viagem inclui tempo na cidade durante a metade do verão, quando a temperatura e a umidade podem estar altas, então, por favor, faça as malas de modo devido. Se você planeja visitar um bom restaurante, os homens podem levar sobretudo e gravata e as mulheres um vestido informal.

Roupas a bordo do navio
A atmosfera a bordo do navio é casual e relaxada. Tenha em mente que muitos dos cenários espetaculares podem ser apreciados do convés, que pode estar escorregadio. Traga sapatos firmes, com solas antiderrapantes. Se agasalhe desde que a bordo do navio é confortável e quente, e é geralmente frio no convés. Alguns convidados vestem-se com elegância (mas certamente não todos) para as boas vindas do capitão e jantar de despedida.

Restrições da moeda e de exportação

Regulamento da moeda
Em geral você pode carregar uma quantidade ilimitada de fundos durante sua viagem. De qualquer forma, você não pode sair de um país com mais fundos estrangeiros do que você levou.
Lide apenas com os bancos e casa de câmbio certificadas. Sempre guarde os recibos de troca até você tiver realmente deixado o país.

Itens proibidos
Negociar ou exportar qualquer coisa feita de um animal em extinção ou, na maioria dos casos, mamíferos marinhos estão proibidos na maioria dos países europeus, asiáticos e nos Estados Unidos. Isto inclui itens feitos de pele de foca e marfim, incluindo morsa, ou qualquer coisa feita com o marfim da morsa. É ilegal exportar marfim da Rússia e importar para a maioria dos países.
Por favor note que antiguidades não podem ser exportadas sem permissão oficial. Se você está interessado em comprar antiguidades no estrangeiro, nós sugerimos uma pesquisa das restrições de exportação local.

Alfândega
Se você planeja trazer qualquer artigo feito no estrangeiro, como câmeras, binóculos, vídeos ou relógios caros, é uma boa precaução registrá-los ou levar com você alguma prova que este item foi comprado em seu país. Se você comprou os itens em uma viagem anterior para o estrangeiro e você já pagou a taxa, leve o recibo. Itens que podem ser rapidamente identificados por uma série de números (câmeras, gravadores, etc.) podem ser registrados antes da partida, na alfândega mais próxima. O certificado do registro facilitará a entrada gratuita desses itens na volta, e você poderá usar o certificado em viagens posteriores.

Compras sem taxa (Duty Free)
Compras de itens sem taxa em vários aeroportos devem ser feitas com pelo menos uma hora de antecedência do vôo.

Eletricidade corrente
A eletricidade corrente em hotéis em grande parte da Europa e em alguns países sul americanos é de 220 volts, 50 ciclos. Um conversor de voltagem e aparelhos adaptadores internacionais podem ser necessários para operar aparelhos projetados para 110 volts. Verifique seus aparelhos para ver se são "universais". Um cabo de extensão curta pode ser útil para saídas inconvenientemente localizadas.

Horário do vôo
Por favor, veja as informações do vôo separadas pelo grupo aéreo, como o itinerário, custos e outros detalhes dos vôos reservados para este programa.

Hotéis
Por favor veja as informações separadas nos hotéis reservados para o programa.

Hotel Check-In
O horário de registro na maioria dos hotéis é no começo da tarde, então não é sempre possível garantir uma ocupação em um quarto imediatamente na chegada. Sua paciência e compreensão são apreciadas.

Hotel Check-Out
Na conclusão da sua estadia, por favor pague na maneira usual, resolvendo suas despesas pessoais, se houver alguma, com o cashier do hotel. Por favor guarde tempo suficiente. No caso de partida pela manhã, você poderá desejar acertar suas contas na noite anterior - e remover todos os itens valiosos dos hotéis para cofres.

Saúde

Vacinas
Não é preciso tomar nenhuma vacina para visitar os países deste programa - e o centro de controle de doenças em Brasília não emitiu nenhum informativo. Se alguma alteração ocorrer, você será avisado de maneira devida.
Em geral, esteja preparado para os desconfortos usuais da viagem - mudança de dieta, queimaduras de Sol, desidratação e movimento de doença. Se você estiver visitando certas áreas da Ásia, África ou América do Sul antes de se juntar à expedição, você pode estar visitando áreas infectadas com a febre amarela, então precisará de vacina contra febre-amarela. Por favor consulte o serviço de saúde pública mais próxima.

Combatendo a maresia
Antecipação de alguma água agitada na viagem. Para prevenir a maresia, evite álcool, tabaco, excesso de líquidos, e espaços reduzidos. A maioria das pessoas se sentem melhor sentando no convés, olhando o horizonte, ou de bruços de olhos fechados. Curiosamente, você se sentirá melhor com comida, como bolachas ou torradas em seu estômago. Muitas pessoa comem para evitar o enjôo. Por favor clique aqui para maiores informações

Saúde geral
Como parte da inscrição desse programa, nós pedimos que você complete e retorne o formulário de informações médicas, que inclui uma seção para ser completa por seu médico pessoal. Em geral os médicos recomendam que você tenha certeza que suas imunizações estejam atualizadas antes da viagem, particularmente o tétano e a pólio. Viajantes mais velhos, em particular, podem considerar medidas preventivas contra influenza e pneumonia.

Seguro médico
Nós recomendamos que você compre o seguro especial que reembolsará os custos de emergências médicas e evacuações , que podem ser caras em áreas remotas.

Refeições
O café da manhã americano em hotéis, lanche durante o dia todo nas excursões e todas as refeições durante o cruzeiro estão incluídos.

Assuntos relacionados ao dinheiro
Antes de sair de casa, verifique a validade dos cartões de crédito que você planeja levar e confira se eles estão assinados. Familiarize-se com os serviços de emergência oferecidos. Uma calculadora de bolso é conveniente.

Fotografia
Maiores detalhes de conselhos de fotografias polares estão incluídas em uma seção separada. Em geral, traga sua câmera, que você já conhece bem, ou experimente o equipamento novo antes da viagem. Leve mais filme do que você nunca imaginou usar (2 filmes de 36 poses diariamente é o usual para quem não é fotógrafo) e por último uma bateria extra. As possibilidades fotográficas são infinitas e a limitada loja a bordo do navio pode não ter seu filme favorito.

Espere a variedade de condições de luz, de raio de Sol brilhante e luminosidade para escuro, céu nublado. Você pode querer levar uma variedade de velocidades de filmes para essas variações de luz. Uma lente fotográfica é útil desde que precisamos manter uma distância respeitosa das espécies selvagens. Leve uma lente de amplo anglo ou uma câmera panorâmica, como as paisagens são imprevisíveis.

Coloque qualquer equipamento que for levado para as costas numa mochila pequena; suas mão precisam estar livres e câmeras funcionam melhor quando estão quentes e secas. Borrifos de sal, condensação e frio são particularmente duros para câmeras eletrônicas e vídeo câmeras. Um estojo com uma proteção de espuma ajudará a manter as baterias aquecidas; você também pode desejar uma câmera simples escondida dentro da sua jaqueta.

Uma câmera fria mantida em um estojo a prova de água ou bolsa de plástico selada não desenvolverá condensação uma vez levado para um ambiente quente. Um Ultravioleta (UV) ou filtro de luz protegerá lentes caras da poeira e danos. Certifique-se que suas lentes tenha um.

Leitura recomendada
Uma lista de leitura para compreensão está incluída no livro de informações. Adicionaremos também uma lista curta dos livros mais recomendados.

Taxas e gorjeta
No custo desta viagem está incluído as acomodações no hotel indicado, taxas do hotel e cruzeiro, transferência para grupos de vôos, acomodações e refeições a bordo, palestras e excursões para as costas, dê gorjeta para o carregador de bagagens no estrangeiro, no hotel, para o pessoal da comida, em todos os grupos de refeições no país, para os guias das atrações e motoristas. Os bilhetes aéreos, as taxas de embarque e desembarque, serviços de quarto, lavanderia, bebidas alcoólicas, telefone e fax, outros serviços pessoais e as costumeiras gorjetas no "fim do cruzeiro" para o pessoal do navio não estão incluídos.

Transferências
Para aqueles que viajarão em grupos de vôo, a Terra Mater Expedições se encarregará do carregador de bagagens e da transferência entre o aeroporto, hotéis e navio. Para auxiliar-nos no planejamento, por favor, retorne o formulário de informações de vôo para a Terra Mater Expedições. Se o seu vôo independente coincidir com a transferência do grupo, você poderá acompanhar o grupo, mas precisamos dessa informação para planejar de modo devido.

Documentos de viagem

Passaporte
O passaporte é exigido e precisa ser validado até seis meses  da data de partida. Verifique se você tem espaço suficiente para entrada/saída de selos e adicionar paginas seguras, se necessário. Se você precisa de um passaporte peça ele cedo. Carregue uma cópia da página da frente do seu passaporte para identificação e troca dos cheques de viagem, que como o passaporte, devem ficar a bordo no navio no cofre do hotel. Note que esta cópia também facilitará a reposição se o seu passaporte for perdido.

Vistos
Informações sobre o visto estão incluídos no  material de pré-embarque.
Por favor note que os vistos na Rússia obtidos através do despachante, e para alguns programas árticos são retornados para o escritório da Terra Matter Expedições e encaminhados via SEDEX. Nós recomendamos que você use esse serviço conveniente.

Qualquer pessoa que obter o visto independentemente deve verificar datas de entrada e saída e todos os detalhes para evitar atrasos extensos, penalidades e/ou entrada negada.

Centros de controles de doenças
Você poderá receber informações automatizadas de pedidos de vacinação e saúde geral por telefone ou fax dos centros de controle da Atlanta, Geórgia, ligando para 404-332-4559.

Departamento de Publicações de Estado dos EUA
Para uma atualização por fax nos países ao redor do mundo, incluindo papéis de informações consulares e avisos de departamentos de estado, ligue 202-647-3000 para acessar o serviço automático de fax (24 horas). Você também pode ligar para 202-647-5225.