Retorna à Home
Envie uma mensagem para TerraMater.com.br
Ligue 11 3464.5100
DESTINOS
Nova Zelândia
Brasil
Austrália
Ártico
Antártica
Patagonia
Chile
Uruguai
Equador
Argentina
Peru
Panama
ATIVIDADES
Artes
Arqueologia
Aviôes / Trens / Carros
Caiaque
Canoagem
Ciclismo
Cultural
Cruzeiros / Barcos
Esportes da neve
Férias Educacionais
Comida & Vinho
História
Hike / Caminhada / Escalada
Montaria
Multi Sport
Natureza
Pesca
Praias / Mergulho
Safári
Rafting
INSPIRACAO
Austrália
Brasil
Nova Zelândia
INFORMAÇÕES
Privacidade
Jericoacoara, CE - Guia de viagem @ Terramater.com.br
::: DESTINO - BRASIL

:: Jericoacoara - CE ::

Atrativos Naturais

Pedra Furada
É o mais famoso atrativo, localizado na Região Rochosa de Jericoacoara (quase 2 quilômetros de extensão), por trás do Serrote. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Este é o único período em que se pode contemplar este espetáculo paisagístico.

Além da bela paisagem e das tonalidades de cor o lugar nos surpreende por sua energia e beleza; com sorte pela manhã se pode ver um veleiro ou golfinhos passando por dentro da janela que o furo abre para o mar.

Chega se lá depois de uma caminhada de 50 minutos curtindo as fantásticas paisagens que a montanha do serrote proporciona. Com uma maré bem baixa e possível fazer o trecho em apenas 20 minutos pela beira da praia e ainda curtir a piscina da princesa (uma pedra que acumula a água da maré e tem o tamanho de uma banheira) mesmo com a maré baixa é preciso voltar pela montanha para não ficar sem avistar essa paisagem.

Guias mirins saem durante todo o dia com uma caixa de coco, água e muitas histórias para contar. Esses meninos conhecem os caminhos melhor que ninguém. Se você não topar a caminhada (que vale a pena) pode ir até a pedra a cavalo ou visualize a pedra do mar fazendo um passeio de veleiro.

Lagoas Azul e do Paraíso
A transparência das águas lembra o mar de Fernando de Noronha, várias tonalidades de azul e verde desenham as margens deste paraíso. A água doce e transparente faz com que o visitante observe o fundo. As lagoas ficam lado a lado, para ir até elas é possível ir de buggy, de jardineira, cavalgando ou caminhando com auxilio de guia ou GPS. Não deixe de conhecer a lagoa azul, menor e atraente, já a lagoa do paraíso é maior e com mais infra-estrutura.

Praia da Malhada
É a melhor praia para os banhistas e localiza-se a leste da enseada. Por causa do mar calmo e dos fortes ventos que sopram a partir do final de agosto até meados de dezembro, é muito procurada para o windsurfe. Otima praia para banhistas, muito procurada por surfistas locais. Fica ao leste da enseada perto das ruínas do antigo forte que data 1630.

Praia do Preá
Determina o limite leste da APA. Aqui a pesca é abundante, oferecendo peixes e camarões frescos nos restaurantes locais.

Nova Tatajuba
É uma pequena vila de pescadores a 33 quilômetros de Jeri. O passeio é um autentico rali pelas dunas e manguezais. Para chegar a Tatajuba e melhor contratar um buggy, mas se tiver tempo você pode ir caminhando ou cavalgando com a opção de pernoitar por lá. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga acabou sendo soterrada pela areia.

Por do sol na duna
O point da cidade; No final da tarde todos sobem a duna, atraídos pela silenciosa beleza deste gigante monte de areia de onde se pode ver o sol se por no mar, além da paisagem dos arredores da vila e o show dos meninos fazendo piruetas no ar. Na duna também o pessoal pratica o sandboard e descem voando o íngreme paredão com equilíbrio surpreendente, e se você decidir descer é só alugar uma destas pranchas.

Passeio de veleiro
Todo o dia às 9h00 um veleiro de cruzeiro oceânico zarpa velejando pela incrível costa de Jericoacoara. A velejada proporciona ao turista a sensação de voltar alguns séculos quando aqui ancoravam caravelas de várias partes da Europa. Somente do mar é possível observar o jacaré gigante que é desenhado de maneira surpreendente pelo formato das montanhas. A navegada vai primeiro em direção ao leste de onde se pode avistar a pedra furada e a pedra do frade, depois do lado oeste a visão magnífica das dunas e coqueirais fazem compreender porque este pedaço de terra foi tão cobiçado pelos navegadores.

Além da paisagem inspiradora a experiência de navegar num moderno, seguro e confortável catamarã somente à vela é única. O capitão Alex que já vive há dez anos aventurando-se pelos mares do mundo já escreveu dois livros e suas surpreendentes experiências já foram matérias dos principais veículos de comunicação do Brasil. A navegada dura 2h30min. retornando ás 11h30. Depois de velejar você ainda tem tempo para curtir outro passeio. Pescadores locais acompanham o grupo até o veleiro e você interage com os nativos e suas histórias.O ponto de encontro para o passeio é na esquina da rua principal com a praia às 8h da manhã.

Serrote
Uma montanha com mais de 80 metros de altura que se destaca entre o deserto de dunas. Do serrote é possível avistar toda a vila e os limites do Parque Nacional. A historia de Jericoacoara diz que o serrote deu o nome a vila, pois seu formato de alto mar imita a um Jacaré gigante. Desta montanha se pode avistar o mar e na sua enseada imaginar as caravelas piratas ancoradas, o serrote tem algumas cavernas e grutas que podem ser exploradas e que possivelmente abrigaram indígenas e piratas.

Manque Seco
É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas, ainda imune ao turismo. Localizado a oeste de Jericoacoara a cerca de 7 quilômetros, sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas, margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar. Lembra uma paisagem coberta de neve, em razão do contraste da areia branca com as árvores secas, formando uma paisagem que mais lembra um cenário de inverno. Boa opção de caminhada. Cercado por um manguezal e dunas.

Farol
É bastante moderno para o padrão de Jericoacoara, porém ainda é o melhor lugar para ver a lua e o sol nascerem. Alimentado por energia solar, dispensa qualquer operador, tudo é feito automaticamente.

Barra do Rio Guriú
Localiza-se a 10 quilômetros de distância da vila, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste da APA (Área de Proteção Ambiental).

HOME Sobre nossa ativa empresa CADASTRE-SE INFORMATIVOS PARA OPERADORES FALE-CONOSCO
Copyright © 2001 Terra Mater Expedições.
 Todos os direitos reservados.